Os Evangélicos e o Meio Ambiente

Projeto Éden
3 min readOct 1, 2021

Um excelente texto publicado no site da The Gospel Coalition em 2018 abordou como deve ser a relação do cristão com o meio ambiente.

Abaixo, destacamos alguns trechos importantes que traduzimos para instigar os leitores a refletir sobre esse tema, e o texto na íntegra pode ser conferido no link a seguir:

Como os evangélicos devem pensar sobre o meio ambiente?

_ Deus deu aos seres humanos — portadores de sua imagem — a tarefa de encher a terra e exercer domínio sobre ela. Muito, muito mais pode ser dito sobre este ponto, mas será suficiente dizer que mordomia não é propriedade, domínio não é exploração e serviço altruísta não é autoindulgência pecaminosa.

_ Os cristãos devem se preocupar muito mais com o meio ambiente do que qualquer outra pessoa no planeta. Não porque não haja novos céus e nova terra em nosso futuro; mas porque Deus nos deu esse papel e é nossa responsabilidade moral cumpri-lo. Temos uma obrigação moral permanente de gerenciar o mundo de nosso Pai. Cada gota d’água e cada grão de solo foi criado — e é sustentado — pela Palavra.

_ Se alguém nos confia algo valioso, e nós propositalmente o quebramos, abusamos ou o arruinamos por meio de negligência intencional, nós nos comportamos de forma imoral; pecamos contra eles. Deixar de cuidar do mundo de Deus é pecado e requer arrependimento.

_ A natureza, quando bem cuidada a longo prazo, é autossustentável e autopropulsora, porque é assim que Deus a projetou para ser. Sabemos que a providência de Deus nunca para de sustentar e guiar o mundo, mas Deus fez nosso mundo como um sistema integrado com uma coisa construída sobre outra. Cada peça tem um papel a cumprir.

_ Se escolhermos administrar bem, seremos compelidos a retribuir; a oferecer as primícias para a colheita dos próximos anos para que possamos construir sobre o que conquistamos. Ao fazer isso, exercemos humildade e, no processo, ganhamos sabedoria, paciência e autocontrole.

Abusar da terra não é apenas tolice, é mau; isso desrespeita a Deus. Zomba e rejeita seu projeto. Os cristãos são as únicas pessoas que podem realmente compreender a natureza da natureza — como resultado, devemos liderar o mundo no cuidado dela. Este é um imperativo bíblico, teológico e moral.

_ Devemos honrar e adorar o Criador que fez e sustenta uma criação tão generosa e boa. Esta provisão do coração e da mão de Deus deve nos tornar humildes, trabalhadores, gratos e cuidadosos. O mundo é um grande presente. A existência é preciosa além de qualquer imaginação. Deus nos projetou de forma que não podemos viver ou florescer com saúde separados de nossa conexão orgânica com o mundo do Pai.

_ Que nosso Deus Criador nos dê a sabedoria, a bondade moral necessária e a coragem para viver como mordomos da forma correta. Que ele trabalhe em nós para que o amemos supremamente — honrando assim toda a sua obra — e para que amemos nosso próximo o suficiente para sacrificar o prazer de curto prazo pelo fruto do amor de longo prazo. Isso significa que aprendemos com o passado para que possamos pastorear a criação de Deus hoje, com um olho no futuro.

--

--

Projeto Éden

Um hub de conteúdo e notícias sobre teologia da criação, ecoteologia e doutrina social cristã